Pátio de Compostagem
Limpa SP / Pátio de Compostagem

Compostagem em São Paulo transforma resíduos de feiras livres em composto orgânico

Com o objetivo de oferecer tratamento ambientalmente adequado para restos de podas de árvores e resíduos orgânicos de feiras livres, a Prefeitura de São Paulo conta com o programa Feiras e Jardins Sustentáveis. A iniciativa permite a transformação de resíduos de frutas, legumes e verduras (FLV) em composto orgânico, que é utilizado como insumo em jardins e praças públicas, gerando ganhos econômicos e ambientais significativos.
Outra finalidade do material é a sua distribuição de forma gratuita aos feirantes, munícipes, visitantes dos pátios de compostagem, escolas, equipamentos de saúde, eventos da Prefeitura, cursos, palestras, congressos e utilizado na revitalização de pontos viciados.
Graças ao processo de compostagem de todo o material que é coletado, é possível diminuir o custo de operação de jardinagem de praças e jardins, por gerar adubo, e evitar o despejo de mais volume em aterros sanitários, diminuindo o deslocamento de caminhões e emissões de dióxido de carbono.

Pátios de Compostagem

A utilização de pátios de compostagem além de diminuir a quantidade de resíduos destinados aos aterros sanitários, propicia a diminuição das emissões de dióxido de carbono no meio ambiente.

A participação dos feirantes, que segregam os resíduos no momento da montagem das bancas, é fundamental para o sucesso do projeto. Por isso, a Limpa Sp, possui uma equipe de conscientização ambiental, treinada e capacitada, que regularmente visitam as feiras e reforçam os procedimentos da separação e finalidade dos resíduos com os feirantes.

O composto orgânico

O composto orgânico é formado por resíduos de frutas, legumes e verduras (FLV), que são acondicionados em sacos específico e recolhidos por um caminhão compactador, exclusivo. Ao chegar aos pátios, a operação se dá pela combinação dos resíduos orgânicos (FLV), dos resíduos de palha e poda picada.
Após essa etapa, o material é depositado em leiras estáticas (tipo de canteiros), estruturadas para aeração natural a 90 graus, recebendo tratamento ambientalmente adequado por meio de um processo de decomposição biológica (quando a decomposição do lixo é feita com a ajuda de oxigênio e temperatura acima de 65°C) é acelerada. O procedimento não polui, além de não gerar gases malcheirosos e outros inconvenientes ambientais, sociais e sanitários.
A alimentação das leiras ocorre nos dias de feiras livres - terça-feira a domingo. Existe uma leira para cada dia da semana, que recebe semanalmente o resíduo por um período de aproximadamente 90 dias (denominado fase ativa). Após este período, a leira entra na fase de maturação por aproximadamente 30 dias. Após as etapas ativa e de maturação (processo que dura aproximadamente 120 dias), temos a produção do composto orgânico.

Como utilizar o composto?

Em caso de pequenos vasos, as chamadas plantas ornamentais, recomenda-se a utilização de 25% de composto orgânico. Já em escalas maiores, o composto deve ser misturado a terra na proporção de 3 kg por metro quadrado (Fonte: Embrapa).

Como retirar o composto orgânico?

Os saquinhos de composto orgânico são fornecidos gratuitamente pela Prefeitura. As solicitações de retirada podem ser feitas pelo email: compostagem@prefeitura.sp.gov.br.
Caso haja interesse no agendamento de visitas monitoradas nos equipamentos, favor entrar em contato pelo e-mail: educacaoambiental@smsub.prefeitura.sp.gov.br
Nosso Facebook
Nosso Instagram
Entre em Contato
Rua Soldado Cristovão Morais Garcia, 680 - Parque Novo mundo - CEP 02187-090
Fone:(11) 2307-9852
E-Mail: contato@limpasp.com.br
© Copyright 2024 Limpa SP